A importância do projeto integrado de climatização

Nessa semana assisti uma interessante palestra: “Eficiência energética em sistemas de Climatização” proferida pelo Eng.  Mecânico Emiliano Rocha. A palestra abordou os conceitos e estratégias para uso racional de energia em instalações de climatização e a metodologia BIM – Bulding Information Modeling – como ferramenta para otimização de projeto e eficiência energética.

Fonte: Caderno de Projetos BIM – Governo do Estado de Santa Catarina

No Brasil não é comum se investir muito tempo no planejamento de uma instalação. Muitos profissionais ainda dimensionam a capacidade dos equipamentos de climatização utilizando macetes práticos sem realizar uma avaliação mais detalhada da curva de carga térmica.

Um projeto de climatização bem elaborado depende da participação de um projetista especializado desde a fase de concepção da edificação. É preciso haver comunicação e cooperação entre as equipes dos projetos estruturais, de esgoto, hidráulica, iluminação e de eletricidade principalmente.

Eng. Emiliano ressaltou que é fundamental que seja realizada uma análise econômica e energética do sistema antes do início da obra, quando é possível o desenvolvimento de soluções mais eficientes. A metodologia BIM permite que diversos profissionais trabalhem de forma colaborativa no conceito de “nuvem” para otimizar as diferentes instalações.

De maneira bem simplificada, “BIM é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. É um modelo computacional desenvolvido em softwares voltados para a construção civil e por outros modelos específicos de arquitetura, estrutura, planejamento e custos”.

No vídeo a seguir tem-se um exemplo de como as instalações de climatização, de hidráulica, eletricidade, esgoto, iluminação e estruturas de concreto se relacionam no espaço construído.

A metodologia BIM está sendo cada vez mais exigida mundo afora no desenvolvimento de projetos. Como exemplo Eng. Emiliano ressaltou essa exigência já é realizada para todos os projetos apoiados com recursos da Comunidade Europeia. No Brasil esse processo está em início, mas deve se tornar corrente em poucos anos.

A seguir estou disponibilizando alguns links para os interessados na área.

Atenciosamente,

Prof. Jesué Graciliano da Silva

===================================================

Saiba mais:

Minicurso: Ar Condicionado e Refrigeração – Projeto e Dimensionamento

Minicurso: Sistemas de Ar Condicionado para Edifícios Comerciais – Projeto e Dimensionamento

Tecnologia BIM é uma aposta para a construção civil

BIM: inovação e tecnologia modernizam indústria da construção

Breve histórico da metodologia BIM

Clique para acessar o Ole_Bengt_Berard_Thesis.pdf

Building Information Modeling (BIM)

A aplicação da metodologia BIM – Pesquisas 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s