Educando com Monopoly

Ensinar as crianças e adolescentes sobre os fundamentos econômicos pode ser mais fácil se partirmos daquilo que elas conhecem. Ao longo dos anos adquiri diversos jogos de tabuleiro para meus filhos. Entre eles o Monopoly, que já vendeu mais de 200 milhões de exemplares em todo mundo.

“Compre terra – já não se fabrica mais”, disse certa vez Mark Twain. É uma máxima que certamente pode ser aplicada em uma partida do Monopoly, o bem-sucedido jogo de tabuleiro que ensinou gerações de crianças a comprar propriedades, enchê-las de hotéis e cobrar aluguéis astronômicos de outros jogadores pelo privilégio de passar por ali por acidente.

Os jogadores podem comprar ou vender casas, bairros, hotéis e empresas. Alguns jogadores ficam ricos e outros vão à falência.  Os direitos do jogo foram vendidos por Charles Darrow alguns anos após a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Mas na verdade Monopoly foi “inspirado” em um jogo chamado de The Landlord’s, criado por Magie Phillips para ensinar princípios econômicos básicos como taxa de juros e funcionamento dos monopólios. O pai de Magie lhe presenteou com um livro de Henry George, Progresso e Pobreza (1879).  No livro ela aprendeu que “o direito igual de todos os homens ao uso da terra é tão claro como seu direito a respirar o ar – é um direito proclamado pelo fato de sua existência”.  Em suas viagens Henry George assistiu a diversos casos de perdas do direito à propriedade em meio ao enriquecimento de algumas poucas famílias. A desigualdade da posse de terras era responsável pela pobreza e pelo progresso. O jogo de Magie tinha por objetivo denunciar e ensinar as crianças os problemas decorrentes do capitalismo monopolista. Segundo Magie os jogadores deveriam experimentar papeis diferentes em relação à posse da terra e perceber que isso levava a resultados sociais diferentes. O filho de um grande proprietário de terras em geral tem mais oportunidades que o filho de um lavrador. Eles podem até brincar juntos na infância, mas quando adultos suas histórias de vida podem ser muito distintas. A propriedade da terra ainda é um grande fator de desigualdade.

Na década de 1990 os direitos do jogo foram adquiridos pela empresa Hasbro, que recentemente o lançou na forma de aplicativos para as versões IOS e Android.

Para quem não conhece o jogo estou compartilhando o vídeo a seguir:

Para aqueles que não conseguem perceber o potencial dos jogos para a educação financeira das crianças e adolescentes estou disponibilizando o link de um artigo recente sobre o assunto:

Desafios financeiros: design de jogo de educação financeira para as escolas públicas

O artigo é resultado da dissertação de mestrado de Flávia Oliveira Carvalho pela UnB sobre design de jogos.

DESAFIOS FINANCEIROS: O PAPEL DO DESIGN EM UM JOGO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O jogo é uma forma lúdica de ensinar que adquirir imóveis em boa localização é uma estratégia antiga de enriquecimento. Apesar do mercado imobiliário estar sofrendo os efeitos da crise recente, os imóveis ainda são uma opção de investimento imbatível para os investidores mais conservadores.

Um imóvel pode ser um ativo ou um passivo. Se uma pessoa adquire um imóvel bem localizado para investimento e não consegue vendê-lo ou alugá-lo, tem-se uma fonte de despesas. Mas provavelmente o valor do imóvel se valorizará com o tempo.

É possível utilizar o jogo como um gancho para explicar para as crianças e adolescentes as diferentes formas de se ganhar dinheiro com os imóveis. Algumas pessoas tem como atividade profissional a aquisição de imóveis em leilões por valores inferiores ao de mercado.  Esses imóveis podem se  valorizar muito depois da intervenção de um arquiteto e designer de interiores.

Algumas pessoas compram casas de veraneio para alugar. Nesse caso os ganhos de aluguel podem ser utilizadas para pagar o financiamento do imóvel. Isso funciona bem se há escassez de imóveis desocupados em determinadas regiões.

Muitas pessoas costumam comprar imóveis na planta para vendê-los com sobrepreço depois de prontos. Outras pessoas são especializadas em comprar terrenos na periferia e construir imóveis de pequeno valor para vendê-los com boa margem de lucro. Quem já leu os livros do escritor Gustavo Cerbasi deve se lembrar que a compra e venda de imóveis foi uma de suas primeiras estratégias de enriquecimento.

Mas quanto falamos de imóveis temos que lembrar que a economia do país tem muita influência nos preços praticados. Quando as pessoas perdem seus empregos é difícil convencê-las a comprar imóveis financiados. E sem financiamento para os compradores as construtoras acabam demitindo os profissionais da construção civil.

Ao conversar com minha filha sobre o Monopoly foi possível explicar porque as pessoas pagam aluguel pelo uso de uma propriedade que não é sua. O jogo também permite explicar porque algumas regiões são mais valorizadas do que outra. Normalmente, quanto mais próximo do centro mais caros são os lotes. E essa lógica acaba determinando a localização das indústrias e loteamentos nas periferias das grandes cidades.

 

Enfim, jogos como Cash-Flow e Monopoly, também conhecido no Brasil como Banco Imobiliário, podem ajudar na educação de matemática, geografia (localização dos imóveis é essencial) e economia. Basta criatividade para tanto.

“A pessoa alfabetizada financeiramente sabe onde quer chegar, sabe lidar com situações que estão fora da sua área de autoridade e lidar com o dinheiro, sabe como ganhar, gastar, investir, poupar e doar. Por esta razão que chamamos de Educação Financeira um instrumento capaz de proporcionar às pessoas melhor bem estar, e
melhor qualidade de vida” (PERETTI, 2007).

Atenciosamente,

Prof. Jesué Graciliano da Silva

Para saber mais:

https://www.ted.com/talks/adam_carroll_what_playing_monopoly_with_real_money_taught_me_about_my_kids_and_humanity

Guia de atividades financeiras para crianças

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO

Designing a Game Based on Monopoly as a Learning Tool for Lodging Development

Clique para acessar o monopoly.pdf

https://www.terra.com.br/diversao/arte-e-cultura/a-rebelde-inglesa-que-inventou-o-jogo-monopoly-para-denunciar-os-males-do-capitalismo,95c67399c33768653e84ae01157b1905a5gmay56.html

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/2725997/aprenda-calcular-taxa-riqueza-torne-aposentado-jovem-rico

https://pt.wikihow.com/Jogar-Monopoly

https://www.researchgate.net/publication/289403522_Learning_to_play_monopoly_A_Reinforcement_learning_approach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s