Segredos da Inteligência Financeira – com exemplos resolvidos

Enfim, no dia do servidor público tive uma pausa na campanha para concluir esse trabalho. Acabei de publicar na Amazon o livro Segredos da Inteligência Financeira – com exemplos resolvidos. Trata-se de educação financeira de um jeito diferente, onde a matemática vai sendo inserida aos poucos nas pequenas estórias.  Meus sinceros agradecimentos aos professores Sérgio Florentino, Carlos Boabaid, João Bez e Volnei Velleda pelas sugestões. Elas continuam sendo bem vindas. A ideia de publicar esse texto surgiu da necessidade de ofertarmos um curso extracurricular sobre Educação Financeira para os estudantes do câmpus São José.

 

 

É senso comum que uma pessoa alfabetizada financeiramente compreende melhor como ganhar, gastar, investir e poupar seu dinheiro. No entanto, muita gente não entende a diferença entre juros simples e compostos e que não conseguem acumular uma reserva financeira para emergências. Há mais de 50 milhões de brasileiros com o nome negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Nesse contexto, em 2018 foi aprovada a nova lei da Base Nacional Comum Curricular, que trata das diretrizes nacionais para educação no Brasil. Pela primeira vez, a educação financeira passou a fazer parte dos currículos obrigatórios de todos os colégios do país, sendo um dos assuntos abordados no ensino da matemática. Penso que um país economicamente mais saudável começa com ensinamentos simples em casa, por isso nas páginas seguintes vamos conversar um pouco sobre economia de um jeito bem prático.

Também vamos mostrar como as taxas de juros e a inflação impactam nossas vidas. Uma boa gestão financeira depende essencialmente de disciplina e de tempo.

Quanto mais cedo desenvolvermos a inteligência financeira das crianças melhor. A conscientização financeira deve começar desde a infância, quando as crianças estão absorvendo conhecimentos que contribuirão para a formação de sua personalidade.

Por isso procurei escrever como se estivesse contando uma estória para meus dois filhos adolescentes. Alguns assuntos, mesmo que possam parecer mais técnicos podem dar início às discussões sobre o assunto.

Espero que este texto leve à reflexão sobre nosso comportamento em relação ao dinheiro. Ter consciência é o primeiro passo para uma mudança efetiva.

Está na Amazon !   Mas os amigos interessados em uma versão pdf podem solicitar por email.

Prof. Jesué Graciliano da Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s