A Tecnologias da Informação e Comunicação

ATIVIDADE DA AULA DE 24 DE JUNHO DE 2014

jesuegraciliano@gmail.com

1- Autoavaliação dos estudantes – clique a seguir:

https://forms.gle/oinpdk5AALN2HWHJ9

https://forms.gle/6vw7eibn8zAnv2zG7

QUINTA QUESTÃO QUE FALTAVA

https://forms.gle/77JTv8f7stVD4aZN6

INFORMAÇÃO PUBLICADA NO SIGAA:

Olá professores e professoras, como não tivemos nossa aula de 10 de junho precisamos tratar de um assunto pendente: Preciso acertar sobre a avaliação. Vocês são futuros professores e precisam ser pró-ativos.  Desde a primeira semana disponibilizei no blog essa informação. Vejam no final do vídeo.   https://youtu.be/YvH0sRpap0g

Para resumir, vocês serão avaliados pela atitude, pela presença, pela participação, pelos seminários, pelo trabalho Scratch (que valia a presença no dia 25 de maio), pelo resumo de 3 vídeos do blog (escolha livre e em dupla) e por uma produção individual – Pode ser um vídeo de no mínimo 5 minutos, um blog, um jogo no Kahoot sobre assuntos relacionados à área de Química.

Soube que estão produzindo um vídeo para outra matéria. Esse vídeo  pode ser utilizado para nota de vocês (em substituição ao trabalho final). Preciso que me enviem a produção de vocês no email jesuegraciliano@gmail.com e esperem a confirmação de recebimento.

 

Os alunos deverão realizar em dupla o resumo de 3 vídeos indicados.  Os resumos deverão ser elaborados no Google Docs e compartilhados com o professor. Quem não tem conta no google deverá criar usando o endereço: aluno.quimica_ifsc_2019@gmail.com  – Não há tamanho mínimo. Sugestão de 20 linhas por vídeo.


 

Olá alunos, nessa disciplina vamos explorar as diferentes maneiras de utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula.

“As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) referem-se aos recursos tecnológicos que permitem o trânsito de informações, que podem ser os diferentes meios de comunicação, os livros, os computadores, jornais, revistas. Apenas uma parte diz respeito a meios eletrônicos, que surgiram no final o século XIX e que se tornaram publicamente reconhecidos no início do século XX. Exemplos: rádio, televisão, gravação de áudio e vídeo, sistemas multimídias e outros. Esses recursos, além de estarem cada vez mais presentes na vida das pessoas, criam novas situações e condições para a prática educativa da sociedade atual.”

Apresentação sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação – Limites e Possibilidades



Competências:

No PPC do curso tem-se as Competências esperadas ao final da disciplina: Compreender as abordagens teóricas e metodológicas de mídia e educação e sua contextualização histórica;  Estabelecer relações entre mídia e tecnologia e suas possibilidades em contexto de ensino; Analisar o papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aplicadas à educação: Conhecer os elementos históricos e legais que fundamentam a modalidade de ensino superior semipresencial e sua articulação com a educação a distância. Ambientar o aluno do curso de licenciatura em Química do IFSC para uso do ambiente de virtual de aprendizagem – Moodle.

Acesse aqui o PPC do curso de Licenciatura em Química

Ementa:

Na ementa da disciplina tem-se: Abordagens teóricas e metodológicas de mídia e educação e sua contextualização histórica; Definição de mídia e tecnologia aplicadas a educação; O papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no processo ensino aprendizagem; Conceitos e evolução da educação a distância; Ensino semipresencial: articulação entre educação presencial e educação a distância; Ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle: estrutura e funcionalidades.


AVALIAÇÕES: Seminário / resumo, participação / presença em aula / resumo dos vídeos e trabalho final (criação de objeto de aprendizagem para ensino de química por meio do Kahoot, Blog, Scratch ou Videoaula).


Atividades a serem desenvolvidas em aula:

Semana 1- 25 de fevereiro – Sensibilização – Apresentação Geral dos Alunos

Questionário para avaliação do acesso às TICs pelos estudantes.


Semana 211 de março – Apresentação dos Seminários – 10 minutos

Tecnologias Educacionais – aspectos positivos e negativos

Ariana, Juliana, Mariana

Apresentação do Grupo – realizada em 11 de março

A construção do pensar: uma abordagem a partir do uso das TIC no ensino de matemática

Raíssa, Augusto, Amanda, Naiara Suelen

Apresentação do grupo –  realizada no dia 11 de março


Semana 325 de março – Apresentação dos Seminários – 10 minutos

Papel das TIC na Escola, na Aprendizagem e na Educação

Douglas, Ana Vitória, Danielly, Alessandra, Fernanda

As Tecnologias móveis no Ensino da Matemática

Thiago, Sílvia, Nayara Pacheco, Leide


Semana 48 de abril – OFICINA MOODLE 

https://moodle.ifsc.edu.br/course/view.php?id=3914

https://www.ifsc.edu.br/documents/30705/0/manual_sigaa_alunos.pdf/ab013af0-281c-0817-871f-2cfdffa7afff

https://www.ifsc.edu.br/documents/30725/0/Manual+Sigaa.pdf/e384dc19-3575-f029-2f68-cb30f1741cef

==========================================================

Apresentações previstas anteriormente para dia 8 de abril serão realizadas no dia 29 de abril.

Educação e Tecnologia – ENSINAR E APRENDER EM AMBIENTES VIRTUAIS

Emanuelly, Bruna, Nathalia, Weslei

Artigo: A inserção das tecnologias da informação e comunicação em currículos 

Gabriela, Maurício, Gerson, Lohana


Semana 522 de abril – Apresentação dos Seminários – 10 minutos

Equimídi@: uma proposta para o ensino de equilíbrio químico.

Angelo, Julyana, Guilherme Maldonado, Thiago Farias Luís.

Apresentação realizada pelos estudantes:

TIC-Apresentação – Equimidi@- PDF

 

Ensino e Aprendizado de Lógica Através do Scratch

Vinícius, Gleidson, Ruan, Gustavo, Leonardo Sperança

Apresentação realizada pelos estudantes:

Ensino e Aprendizado de Lógica Através do Scratch

Os alunos que não vieram na aula de 25 de fevereiro devem entrar em algum grupo já constituído. Basta me comunicar por email (jesuegraciliano@gmail.com).


Semana 629 de abril – Seminários 

Educação e Tecnologia – ENSINAR E APRENDER EM AMBIENTES VIRTUAIS

Apresentação realizada pelos estudantes:

Ensinar e aprender em ambientes virtuais

Emanuelly, Bruna, Nathalia, Weslei

***************************************************************

https://www.iar.unicamp.br/disciplinas/mm_educacao/ivan/interacaoteleduc.pdf

Artigo: A inserção das tecnologias da informação e comunicação em currículos 

Gabriela, Maurício, Gerson, Lohana

https://moodle.ifsc.edu.br/course/view.php?id=3914

trabalho de tic


Semana 7- 13 de maio – Uso do Google Docs / Google Forms / Google Classroom

Favor enviar conta do gmail para jesuegraciliano@gmail.com


Semana 820 de maio – Ensinando com apoio do Scratch

O Scratch é um ambiente de programação criado pelo MIT – EUA / Grupo KIDS da Universidade da Califórnia. Sua interface é intuitiva e visual e por isso pode ser utilizado com crianças e adolescentes para desenvolvimento autoral de jogos didáticos. As crianças se divertem produzindo os jogos e os compartilhando com os colegas, que acabam validando o trabalho.

Para entender como o Scratch funciona acesse o jogo indicado a seguir.

Observe a programação interna. Crie uma conta na plataforma e tente reproduzir o jogo, agora com moléculas NH3 e CH4.

https://scratch.mit.edu/projects/307286109

Veja como o jogo foi produzido passo a passo no vídeo indicado a seguir:

Veja os códigos mostrados nas figuras:

 

 


Semana 93 de junho – Edição básica de vídeos – Apresentação de Jefferson  Vieira – TV IFSC


Semana 10 10 de junho – Oficina de Kahoot


Semana 11- 24 de junho – Construindo um blog sobre tópicos da área de Química

Disciplinas da primeira fase / Khan Academy – Química


Semana 12- 1 de julho – Utilização do Kahoot (Kahoot – QUÍMICA) e Explain Everything (Explain Everything).

 


Saiba mais.

Oficina sobre Laboratórios de Realidade Virtual  /  EvoBooks 3D Aulas Digitais. / Simuladores virtuais na área de Química – PHET Colorado / Uso de óculos de Realidade Virtual  no ensino de Química

Atas do TIEduca2012 

Revista Tecnologias Educacionais

Kahoot – Quiz sobre TICs 

 

 


Referências 

1. KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010.

2. LÉVY, P. As árvores de conhecimento. 2.ed. São Paulo: Escuta, 2000.

3. BELLONI, M. L. Educação a distância. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

4. BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

5- Relatório produzido sobre a aplicação dos laboratórios virtuais e remotos na educação, 2018

6- Livro Educação e Tecnologias o Novo Ritmo da Informação  – Vani Moreira Kenski


Atividades para estudo individual

Os alunos deverão realizar em dupla o resumo de 3 vídeos indicados.  Os resumos deverão ser elaborados no Google Docs e compartilhados com o professor. Quem não tem conta no google deverá criar usando o endereço: aluno.quimica_ifsc_2019@gmail.com

1- José Manuel Moran  (USP)

2- Neuza Sofia Pedro Guerreiro – Tendências em Educação e Tecnologia – Coordenadora do Mestrado EAD em Tecnologias Educacionais – Universidade de Lisboa – Portugal

3 Vídeo sobre Uso das tecnologias da informação em sala de aula

 

4- Entrevista com prof. Gustavo Alves do ISEP – Laboratórios Remotos

5- A Química dos Cookies – TED educação- Química

7- A Química e o bem estar da sociedade

8- Uso de realidade aumentada no ensino de Química

9- Tecnologias em sala de aula

10- Educação na Finlândia

11- O Uso das TICs no ensino de Química é um caminho sem volta

12- CTS – UNESP

13- TICs

14- Gestão da Informação

15- Educação mediada por tecnologias – UNIVESP

16- TICs em sala de aula

17- Inclusão por meio das TICs

18- Redefinindo Ensino e Aprendizagem usando TICs

 

19- Realidade Aumentada em Química

 


Material para estudo complementar