500 anos das teses de Lutero e sua importância para a educação

Em 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero (1483- 1546) apresentou ao mundo o documento conhecido como “95 Teses” dando início à Reforma Protestante. Alguns historiadores afirmam que Lutero pregou as teses nas portas do Castelo de Wittenberg. Outros afirmam que ele remeteu suas ideias ao Arcebispo de Mainz, ao papa e a amigos.

Para Lutero todo cristão deveria ler a Bíblia e essa ideia teve grande repercussão na área de educação.

Martinho Lutero traduziu a Bíblia do latim para o alemão possibilitando sua leitura pela população alfabetizada.  A Bíblia foi amplamente reproduzida a partir da imprensa de Gutenberg, desenvolvida algumas décadas antes, o que também ajudou a unificar a língua alemã.

  

Imagens da igreja de Wittenberg e da sala onde Lutero traduziu a Bíblia para o alemão no castelo de  Watburg ( cidade de Eisenach) 

Lutero  defendia que a educação deveria ser para todos, independentemente do gênero e classe
social. Por isso conclamou que todas as famílias enviassem seus filhos para a escola com objetivo de serem instruídos.

Esse é um dos motivos pelos quais a Reforma Protestante é considerada um marco para o início da universalização da educação básica, ideal que foi seguido posteriormente por diversos outros países.

Em um artigo escrito por Luciane Barbosa é possível conhecer mais sobre as concepções de Lutero na área da Educação.

No filme “Lutero” é possível perceber como a reforma protestante livrou os príncipes de diversas províncias alemãs da influência do papa e do envio de dinheiro (contribuições e impostos) para Roma.

 

Vale a pena assistir esses dois filmes e refletir sobre a influência de Lutero no mundo atual.  Muitos nem se percebem que o grande líder norte-americano Martin Luther King foi batizado em sua homenagem.

Saiba mais sobre o papel de Lutero para a universalização da educação básica:

1- CONTRIBUIÇÕES DE MARTINHO LUTERO À EDUCAÇÃO    –  por Simone Varela

2– ESTADO E EDUCAÇÃO EM MARTINHO LUTERO: REFLEXÕES SOBRE A
ORIGEM DO DIREITO À EDUCAÇÃO  –    Luciane Muniz Ribeiro

3- Dissertação de Mestrado: SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA
CONCEPÇÃO RELIGIOSA DE MARTINHO LUTERO

4- A influência de Lutero na educação de sua época

Em tempo, por sugestão do amigo Joaquim, disponibilizo um livro polêmico publicado por Martinho Lutero. Apesar de agir como um revolucionário religioso, também esteve sujeito às contradições e equívocos de seu tempo.

Livro publicado Lutero

Atenciosamente,

Prof. Jesué Graciliano da Silva