Combate à corrupção

Prezados estudantes e servidores, com o objetivo de aperfeiçoarmos constantemente os processos pedagógicos e administrativos há diversas instâncias nos Institutos Federais.  Sabemos que a Auditoria Interna, a Ouvidoria-Geral, o Serviço de Informações ao Cidadão e a Comissão de Ética são importantes ferramentas institucionais de prevenção ao mal feito.

Alguns institutos possuem também órgãos de correição.

Mas os membros destas comissões precisam ser estáveis.  Muitas vezes, considerando-se a necessidade de evitar assédio a estes profissionais, podem ser indicados  servidores estáveis de outros órgãos federais.  Quem desejar conhecer mais sobre um PAD ou uma sindicância pode acessar a cartilha que elaboramos para o IFSC.

Esperamos que no ano de 2014 o índice de percepção da corrupção do Brasil tenha uma significativa queda, para o bem das futuras gerações. E que a transparência seja cada vez maior em todos os órgãos públicos. A transparência é a maior arma do cidadão.

A corrupção tira recursos da construção de novas escolas, de novos hospitais e de investimentos em segurança pública.  Se os recursos que são desviados fossem aplicados de forma efetiva poderíamos valorizar mais os professores, os policiais e médicos que atuam no serviço público.

Conforme já publicamos anteriormente, no dia 9 de dezembro participamos dos debates promovidos pela CGU para comemorar o DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO.  Foi uma oportunidade de saber o que vem sendo realizado por essa tão importante instituição. Soubemos que nos últimos 10 anos já foram demitidos mais de 4000 servidores públicos por corrupção no Brasil. Foram auditadas mais de 2 mil cidades por meio de sorteios. Foi criado o Portal da Transparência. Foi criada a Lei de Acesso à Informação.

Apesar de tudo isso, semanalmente acompanhamos na mídia novos casos de desvio de dinheiro público.  Nesse ano tivemos como destaques o desvio de 400 milhões do Ministério do Trabalho, o propinoduto paulista, o escândalo dos fiscais da prefeitura de São Paulo entre tantos outros.  Sejam 400 milhões ou apenas 1000 reais é importante que nossa atuação seja firme para combater o mau feito. Temos que ser vigilantes e denunciar aquilo que percebemos como indícios de irregularidades.

Nem sempre um prejuízo à sociedade ocorre porque alguém desviou o recurso público. Muitas vezes a má gestão é tão nociva quanto a corrupção.  Processos licitatórios mal executados, sem avaliação da qualidade do gasto causam grandes danos. Muitas vezes se compram itens em excesso, ou itens mal especificados. Muitas vezes as solicitações são equivocadas e não são revisadas pelas chefias imediatas.  Corrupção e má gestão devem ser combatidas de forma igual.

No site a seguir podemos perceber que uma pesquisa recente posicionou o Brasil em 72. lugar no índice de transparência.  Precisamos avançar mais nesse indicador, porque somos umas das maiores economias do mundo.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/12/brasil-e-o-72-no-indice-de-percepcao-da-corrupcao-mundial-aponta-ong-4352938.html

E cada um pode fazer a sua parte denunciando o mal feito. Vejam a seguir como você pode contribuir para redução da corrupção de sua cidade e de sua região.

tcu

1- Canal do TCU – Link para denúncias do TCU

2- Canal da CGU – http://www.cgu.gov.br/Denuncias/

3- Portal da Transparência: http://www.portaltransparencia.gov.br/

4- Serviço de Informação ao Cidadão: http://reitoria.ifpr.edu.br/menu-institucional/acesso-a-informacao/servico-de-informacao-ao-cidadao-sic/

5- Ministério Público Federal – http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/informacao-e-comunicacao/contato/como_encaminhar_denuncia/

6-   Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/servicos/fale-conosco/denuncias

Atenciosamente,

Prof. Jesué Graciliano da Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s