Consciência ambiental

Em 2013 enviei uma mensagem para a Reitora do IFSC sobre a campanha de consciência ambiental. Penso que é sempre bom compartilhar essas informações para o público geral.
Do ponto de vista ecológico minha esposa, que é engenheira civil, ambiental e sanitária já me mostrou estudos de que se os copinhos de plásticos forem reciclados trazem menos danos ambientais do que o gasto da água para se lavar a caneca e o uso de detergentes nesse processo. Do ponto de vista econômico é perfeito, porque economizamos na compra dos copinhos. Tirando esse fato a campanha é um sucesso. Mas a mudança de cultura leva tempo. Não é porque se parou de usar copos plásticos que nos tornamos ambientalmente corretos. Por isso é preciso trazer coisas novas sempre. Seguem minhas sugestões:
1- criar grupos de trabalho em todos os campi para que promovam sistematicamente campanhas de conscientização ambiental e acompanhar os gastos de água, energia elétrica, telefone e papel.  Esses grupos podem fazer eventos anuais como Semana de Consciência Ambiental. O campus continente já faz isso, mas podia ser estendido para todos os campi. Mostrar os resultados por meio de relatórios, divulgando o quanto economizamos e como reduzimos o desperdícios (aparelhos de ar condicionado e lâmpadas ligadas sem ninguém – basta sensores de presença).
2- Incentivar os servidores a utilizarem bicicletas como meio de transporte pelo menos uma vez na semana. Isso reduz o impacto do uso do automóvel e melhora o condicionamento das pessoas. Pessoas mais bem preparadas fisicamente trabalham melhor e mais felizes. Andam com mais disposição e tem menos doenças.
3- Criar  programas de carona solidária em todos os campi, incentivando que os servidores que têm itinerários comuns possam compartilhar o transporte. Isso tem efeito na redução da emissão de CO2 e também na integração dos servidores, que moram tão próximos e nem se conhecem.
4- Uso de cores vermelhas nos textos produzidos e impressos. Essa cor gasta menos toner que a cor preta e a impressão fica parecida.  Orientar as pessoas a fazerem impressão frente e verso. Nem todos sabem configurar para fazer isso na impressora.
5- Na semana de aniversário do IFSC distribuir mudas de árvores para os servidores, ou os servidores poderiam plantar em todos os campi e em suas casas árvores frutíferas. Tudo isso envolvendo os estudantes, já que o tema ambiental é TRANSVERSAL.
6- Criar campanha do selo IFSC Verde, premiando os melhores projetos de consciência ambiental nos campi.
7- Implantar o projeto IFSC sem papel – já está sendo iniciado com os memorandos e portarias via sistema. Mas na UFSC o Prata iniciou esse projeto há 3 anos. Está em andamento e poderíamos aprender com os erros e acertos deles.
8- Os grupos poderiam promover passeios por trilhas ecológicas uma vez por ano, integrando os servidores e conscientizando os servidores e alunos da biodiversidade. Dia de coleta do lixo nas lagoas e trilhas é algo que sempre ensina muito.
9- Promover a cultura do SER e não do TER no dia a dia do IFSC.  O consumo pelo consumo não vai contribuir para reduzir os riscos de aquecimento global.
10- Provocar os diretores para que todos os semestres tragam o assunto para discussão por meio de convidados externos. Muitas pessoas não tem noção do uso de COLETORES SOLARES, do uso de células fotovoltaicas nos telhados, de separação correta de lixo.
11- Exigir que os aparelhos de ar condicionado que sejam comprados tenha alta eficiência (A). Isso deve valer para outros equipamentos que compramos também.
12- Inserir o assunto como Tema transversal em todos os cursos do IFSC.  Será que isso já ocorre hoje?
Atenciosamente,
Prof. Jesué Graciliano da Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s