Transparência na gestão dos Institutos Federais

No dia 16 de maio de 2012 entrou em vigor a Lei 12.527/2011 – a Lei de acesso à informação. A lei é um marco para fazer valer de fato o que foi aprovado na Constituição Federal de 1988: todo cidadão tem direito à informação.

A informação produzida nos órgãos públicos é de propriedade da sociedade e não dos detentores dos cargos públicos. Esse é o princípio da lei.

Temos a convicção de que os dirigentes públicos dignos de respeito defendem a transparência de gestão como princípio. Sem transparência não podemos acompanhar o que nossos gestores estão fazendo e isso facilita os crimes de corrupção e desvios dos princípios da administração pública.

Muitas vezes a falta de transparência não esconde apenas o desvio de dinheiro público. Esconde também condutas ilícitas como fraudes em concursos, utilização de cargos públicos para promoção pessoal, proteção a amigos e até mesmo perseguição de todos os que não são aliados políticos. Por isso essa lei é tão importante para a sociedade brasileira.

No IFSC contribui pessoalmente para dar efetivo cumprimento à lei de acesso à informação. Não por obrigação, mas porque a transparência faz parte da cultura do IF-SC.

São exemplos de ações no sentido de promover a transparência no IF-SC: Página de internet, Intranet, Boletim impresso, Link Digital, correio eletrônico, Últimas notícias, twitter, formspring, Canal no Facebook, Canal no Youtube, Blogs, TV IF-SC, Murais nos campi, reuniões da Reitoria Itinerante, Portal dos Colegiados, Ouvidoria-Geral entre outros.

Um exemplo simples de fomento à transparência é a publicação do Blog de um reitor e da agenda de atividades.

Nossos estudantes e colegas servidores já possuem a cultura da participação ativa no processo decisório por meio dos Colegiados sistêmicos e dos campi. Mas para se decidir de forma acertada são necessários conhecimentos sobre o contexto e das avaliações institucionais e dos indicadores. Por isso é fundamental a transparência efetiva.

A melhor forma de implantarmos a Lei de Acesso à Informação no IF-SC é conhecendo em detalhes suas proposições. Por isso, organizamos um conjunto de perguntas e respostas:

http://www.ifsc.edu.br/index.php?
option=com_content&view=article&id=2424

Esperamos que todos os servidores do IFSC estejam alinhados nesse grande objetivo que é fazer com que as informações produzidas na instituição circulem livremente e estejam à disposição da sociedade brasileira, a quem com orgulho servimos.

Atenciosamente,
Prof. Jesue Graciliano da Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s