Projeto VISIR – IFSC

Nessa semana visitamos o Laboratório Remoto VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality) coordenado pelo colega professor Luis Schlichting no câmpus Florianópolis. Ficamos impressionados como a bancada desenvolvida no IFSC em parceria com a União Europeia / IPP – Instituto Politécnico do Porto tem potencial de contribuir para o aprendizado dos estudantes de eletrônica.

No vídeo produzido pela IFSC TV é possível compreender mais detalhes desse projeto.

 

 

Vejam a matéria  completa publicada no site do IFSC no início de 2017, quando ocorreu a entrega do laboratório:

Para prof. Luis as montagens são reais e não simuladas. Ou seja, a montagem que o aluno prepara em seu computador é executada remotamente no VISIR.

“Esse é o principal benefício, mas também uma das maiores dificuldades. Tanto para o aluno quanto para o professor, acostumados com trabalhos de simulação ou realidade virtual, às vezes é complicado entender que trata-se de uma experiência real, de que os ‘botões’ apertados na tela do computador terão um reflexo em um equipamento real”  (Link digital, 2017).

Percebi que não será muito fácil quebrar a resistência de parte dos professores que pensam que o VISIR tem por objetivo substituir as bancadas reais de montagem de circuitos.

A conversa mostrou que a ideia não é essa. É preciso uma mudança cultural para se introduzir novas tecnologias. Mas estamos em uma instituição de ensino, pesquisa e extensão.  Trabalhamos com tecnologia e inovação. Precisamos estar abertos a novas ideias.

O VISIR permite que centenas de estudantes façam experimentos reais em circuitos elétricos e eletrônicos por meio de apenas 1 bancada remota. E podem fazer isso praticamente ao mesmo tempo no horário que escolherem. O equipamento demora aproximadamente 100 milisegundos para realizar cada montagem completa e mostrar no painel de controle os resultados.

Isso é fantástico. Esse recurso está a disposição das disciplinas introdutórias de eletricidade e eletrônica como uma ferramenta complementar. Pode ser utilizado na Educação a Distância, incorporado a diversas disciplinas.

Para saber mais sobre o VISIR o artigo a seguir pode ajudar:

A utilização do VISIR como um recurso educativo: uma revisão da literatura

“A prática laboratorial é fundamental no ensino da Engenharia. No entanto, como consequência do Processo de Bolonha e das restrições orçamentais com que a maioria das Instituições do Ensino Superior se deparam, o número de horas dedicadas à atividade laboratorial diminuiu significativamente. Os investigadores procuram formas complementares de desenvolver estas competências experimentais e os laboratórios remotos são uma opção. Este trabalho de revisão de literatura é uma primeira tentativa de compilar todos os estudos empíricos em que se utiliza o laboratório remoto VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), em cursos de Engenharia. Nestes, o VISIR foi usado como recurso único ou como um complemento ao laboratório tradicional”.

Em refrigeração estamos começando a pensar como os Laboratórios Remotos podem facilitar o aprendizado de nossos estudantes. Estamos conhecendo as experiências exitosas de algumas instituições parceiras para criar bancadas mais adequadas para a realidade de nossa área.  Nossa próxima visita será ao REXLAB da UFSC – Araranguá.

Atenciosamente,

Prof. Jesué Graciliano da Silva

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